Maior corrupção está nas prefeituras é um treinamento esclarecedor e um alerta a prefeitos eleitos. Muitos sempre imaginaram que boa parte da corrupção no Brasil está na esfera federal. No entanto, essa visão está completamente equivocada. Enquanto o governo federal é único e controla estatais e autarquias, sendo fiscalizado de perto pela CGU, pelo Congresso e pelo Judiciário, as mais de 5.000 prefeituras existentes no Brasil têm um controle precário, conduzido por uma Câmara de Vereadores que, em muitos casos, é justamente quem lidera os processos de corrupção.
Maior corrupção está nas prefeituras
Segundo artigo de Wagner Francesco, Bacharel em Teologia e Direito, o lamentável é que existe um padrão da corrupção em prefeituras, onde o prefeito, ao invés de trabalhar exclusivamente para o melhoramento da cidade, tão somente favorece aqueles que colaboraram com suas campanhas ou para privilegiar alguns comerciantes “amigos” em detrimento de outros. Assim, boa parte do orçamento do município é orientada em proveito do restrito grupo que assume o poder e passa a se beneficiar dos recursos públicos da cidade, ratificando a crença de que a maior corrupção está mesmo nas preefeituras, que são mais de 5.000 no Brasil. E a coisa pode ficar pior: esses prefeitos conseguem sempre amplo apoio de muitos no município que, a despeito de todas as denúncias e condenações, ainda aprovam o retorno ou permanência do político larápio.
Fraudes em licitação
Já Clenan Renault de Melo, que virou o grande inimigo público dos prefeitos do Tocantins pela campanha moralizadora que empreende à frente do Ministério Público Estadual, revela que as irregularidades mais comuns são as fraudes de licitação quase sempre com o objetivo de privilegiar empresas de parentes e amigos. Sua atuação já evidenciou que a maior corrupção está nas prefeitura. Mas há casos estarrecedores de prefeitos que usam cheques da prefeitura para fazer compras pessoais e outros que dão cheques sem fundos.
“Tem o caso de um prefeito que comprou 20 cabeças de gado com um cheque da prefeitura, o cheque voltou por insuficiência de fundos. Outro prefeito emitiu 150 cheques sem fundo. Uma prefeitura chegou ao cúmulo de ter 700 cheques sem fundos. Isso é brincadeira com o dinheiro público,” protesta.
Combate permanente
O procurador garante que o trabalho do Ministério Público (MP) Estadual de combate à corrupção, que teve início no ano passado, vai continuar, indiferente aos protestos dos prefeitos que cobram o fim das investigações. “Um grupo de prefeitos veio ao Ministério Público manifestar para que estanque as suas investigações porque está colocando o nome de certas autoridades no foco de irregularidades, no foco de investigações, isso é um absurdo.” Clenan diz que esperava que os prefeitos fossem os maiores interessados na fiscalização que zela pela boa aplicação dos recursos públicos, mas preferem esconder o fato de que a maior corrupção está nas prefeituras.
Neste treinamento de José Melatti você conhece algumas ações que os prefeitos eleitos deveriam fazer para se prevenir da corrupção em contratos antigos, que podem até comprometer sua credibilidade e integridade. Esta palestra é gratuita. Conheça nossos termos de uso.
One thought on “Maior corrupção está nas prefeituras”
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
O Brasil tem mais de 5.000 municípios. Mesmo que os níveis de corrupção sejam pequenos na maioria das pequenas cidades, quando somamos a corrupção geral praticada nas prefeituras o valor alcança níveis estratosféricos. O combate à corrupção, algo que nunca vemos nos governos do PT, precisa começar pelas prefeituras.