Marketing de relacionamento é imbatível e dá resultados. Quer ver? Olhe isto: na essência, todo marketing digno desse nome tem como objetivo melhorar os resultados das empresas. No passado, muitos investiam nas velhas mídias para fazer isso. E olha, hoje esse investimento não faz mais sentido. Marketing de relacionamento, mesmo em larga escala, é o que alavanca resultados para empresas que entendem da era digital. Para isso é necessário estratégia e infraestrutura tecnológica.
Marketing de Relacionamento
Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, passamos a concorrer com empresas de todos os países. Disso ninguém tem dúvidas, certo? O que parte dos empresários ainda não percebeu é que também passamos a COLABORAR com empresas de todo o globo.
A tecnologia passou a ser apenas tecnologia. É isso mesmo que você leu. TI não é um diferencial se não estiver embarcada em processos sólidos, que realmente tragam resultados à sua empresa. E, acima de tudo, com pessoas engajadas e cientes de sua responsabilidade. Você pode ter o melhor software do mundo para determinada aplicação, mas se não pensar fora da caixa, não será suficiente.
Dependência
Você pode me dizer que seu segmento não depende de outros negócios. Talvez você tenha uma pequena ou média empresa de prestação de serviços em Marketing, Advocacia, Saúde, Franqueador ou Administradora de Condomínios. Ou mesmo uma indústria ou distribuidora. Ou mesmo administre uma câmara de comércio, como uma Câmara dos Dirigentes Lojistas. E eu digo a você: você é diretamente impactado pelo que descrevi acima.
Não importa qual seu segmento ou porte. É primordial que você entenda que, seja qual for a sua área de atuação, é necessário considerar que qualquer ação de melhoria passa pelo tripé: Pessoas, Processos e Ferramentas.
Tripé de relacionamento
Devemos entender que esse tripé não pode ser tratado separadamente e, sim, como uma engrenagem que deve ter uma sinergia perfeita. Caso isso não ocorra, não teremos os resultados alcançados. Não apenas isso, em vez de usarmos o conta gotas nas ações de melhoria de nosso processo comercial, com ações pontuais e sem pensar no próximo passo, devemos tratar essa área como um CICLO DE RELACIONAMENTO. Não podemos tratar apenas Funil de Vendas, ou atendimento ao cliente, ou ações de Marketing que enviam e-mails para os comerciais atuarem. Tudo isso deve ser tratado com sinergia entre os processos.
Daniel Selles, CEO da Domine o Seu Negócio, sugere: trate sua área comercial como as grandes corporações tratam. Não é necessário um grande investimento para tal. Conhece essa frase de Nayara de Melo?
“Você só chega na GRANDE META a longo prazo, se executar as PEQUENAS METAS diárias”.
Então, realize sua estruturação a médio ou longo prazo, executando a curto prazo pequenas ações coordenadas, com objetivo muito claro visando o futuro de sua empresa. Afinal, acreditamos que você deseja ter essa empresa sadia e rentável daqui a 5 ou 10 anos ainda, não? Por que, então, fará apenas ações pontuais, sem pensar no próximo passo?
Nesta palestra-treinamento de Daniel Selles, CEO da Domine Seu Negócio, proferida durante o evento da Autonomia Total, você vai descobrir o que é e como implementar ações de marketing de relacionamento, que normalmente se traduzem em melhores resultados financeiros para transforma sua empresa rumo ao futuro. Esta palestra é gratuita. Conheça nossos termos de uso.