O paciente ensina ao médico é uma lição de vida da fotógrafa Graziela Gilioli. A relação médico-paciente é uma das mais importantes interações interpessoais que existem. É uma relação baseada na confiança, respeito mútuo e empatia. No entanto, ao longo dos anos, a visão dessa relação tem evoluído significativamente. No passado, acreditava-se que o médico era a única fonte de conhecimento e, portanto, cabia a ele o papel de ensinar o paciente a se recuperar da doença.
O paciente ensina ao médico
Hoje, a visão é muito diferente. Entende-se que a relação médico-paciente é uma via de mão dupla, onde o paciente não é apenas o receptor passivo de informações, mas também tem um papel ativo no processo de cura. O paciente traz consigo sua história de vida, suas emoções, crenças e valores, que são essenciais para entender e tratar a sua condição.
Além disso, a relação médico-paciente também tem um aspecto humano importante. É uma oportunidade para o médico exercitar a sua empatia e compaixão, bem como para aprender com o paciente. Infelizmente, muitos médicos ainda adotam uma postura arrogante e autoritária, perdendo a oportunidade de aprender com seus pacientes.
Foco no paciente
Felizmente, essa visão unilateral tem sido cada vez menos frequente. A medicina atual está cada vez mais focada no paciente, em suas necessidades, preferências e expectativas. A abordagem centrada no paciente tem sido cada vez mais adotada, onde o paciente é visto como um parceiro ativo no processo de cuidado. Essa abordagem tem trazido resultados positivos, como maior satisfação do paciente, adesão ao tratamento e melhores desfechos de saúde.
A relação médico-paciente evoluiu significativamente nas últimas décadas, passando de uma visão unilateral para uma abordagem centrada no paciente. Essa evolução tem trazido benefícios tanto para o paciente quanto para o médico, permitindo uma abordagem mais humana e eficaz no cuidado da saúde.
Neste vídeo-depoimento de Graziela Gilioli, renomada fotógrafa com carreira internacional, você conhece a história de seu filho, internado no Hospital Albert Einstein para tratamento de uma doença grave. Essa situação resultou no livro “Meu Pequeno Médico”, que abriu as portas para uma série de palestras em hospitais sobre a relação médico-paciente e como os médicos podem ampliar seus conhecimentos simplesmente aprendendo com os pacientes. O acesso ao vídeo é gratuito. Conheça nossos termos de uso.