O amor cultivado é possível? Diferentemente da maioria das religiões, onde o “amor paixão” é amplamente aceito, no judaísmo o amor ganha conotações amplamente humanas ao ser visto como algo que pode ser cultivado, fomentado, desenvolvido, por meio de atitudes conscientes que busquem, de fato, criar uma relação sólida e profunda entre duas pessoas.
O amor na tradição judaica é considerado um valor fundamental e sagrado. Na Torá, o amor é expresso através do amor a Deus e ao próximo. O amor a Deus é descrito como um amor incondicional e absoluto, onde se deve amar ao Senhor com todo o coração, alma e mente.
Amor ao próximo
Além disso, a tradição judaica ensina que o amor ao próximo é tão importante quanto o amor a Deus. É por isso que o amor ao próximo é um dos principais mandamentos na Torá. Amando o próximo como a si mesmo, os judeus são chamados a tratar os outros com respeito, empatia e compaixão.
Amor cultivado, como escolha consciente
Na tradição judaica, o amor é visto como uma escolha consciente, e não apenas como um sentimento passageiro. A paixão é enganosa, repleta de enganos. Os judeus são ensinados a cultivar o amor em seus relacionamentos através da bondade, generosidade e gratidão. É também considerado importante que o amor seja demonstrado através de ações, em vez de apenas palavras.
Amor cultivado, não paixão
No casamento, o amor é visto como um compromisso sagrado entre um homem e uma mulher, baseado no respeito mútuo e na união de duas almas. A tradição judaica enfatiza que o amor cultivado, nutrido, defendido, floresce e cresce, forte e profundo. O amor cultivado é duradouro, “amor” de paixão, “amor à primeira vista”, são lendas criadas para justificar atos impensados, que trazem consequências ruins.
Rabino Samy Pinto
Nesta série de 3 vídeos o Rabino Samy Pinto nos mostra os diferentes tipos de amor e, finalmente, o amor ideal, que deve nortear a vida dos casais. É possível cultivar o amor e a intimidade em um casamento? A tradição bíblica nos mostra que os patriarcas e as matriarcas do judaísmo não se conheciam antes do casamento e, ainda assim, se amaram profundamente após sua união. Esta série de vídeos é gratuita. Veja nossos termos de uso.