A base teórica do microlearning

Microlearning Linkedu On demand

A base teórica do microlearning é muito consistente e dá garantias de que o conceito é útil para as organizações. O LinkEDU abraçou o microlearning desde sua criação. A base téorica do micro learning tem o suporte de quatro teorias educacionais, que ajudam a compreender a importância do micro conhecimento oferecido exatamente na hora em que o empregado precisa dele.

Microlearning

O microlearning é uma abordagem educacional que envolve a entrega de informações e conhecimentos em pequenas unidades de aprendizagem chamadas de “microconteúdos”. Esses microconteúdos são projetados para serem consumidos em sessões curtas, geralmente em formatos como vídeos curtos, infográficos, quizzes, podcasts ou até mesmo pequenos trechos de texto. Embora não haja uma teoria específica que sirva como base exclusiva para o microlearning, existem várias teorias e conceitos relacionados que dão suporte a essa abordagem de aprendizagem.

  1. Teoria da aprendizagem cognitiva: O microlearning baseia-se na ideia de que o processo de aprendizagem é mais eficaz quando as informações são apresentadas em pequenos pedaços e relacionadas ao conhecimento prévio do aprendiz. A teoria da aprendizagem cognitiva, desenvolvida por pesquisadores como Jean Piaget e Lev Vygotsky, enfatiza a importância da construção ativa do conhecimento pelo aluno.
  2. Teoria da carga cognitiva: A teoria da carga cognitiva, proposta por John Sweller, argumenta que a aprendizagem é mais eficaz quando a carga cognitiva imposta ao aprendiz é adequada. Ao dividir o conteúdo em unidades menores no microlearning, a carga cognitiva é reduzida, permitindo que o aluno processe e assimile as informações com mais facilidade.
  3. Teoria do espaçamento: A teoria do espaçamento, também conhecida como “espaçamento de aprendizagem” ou “revisão distribuída”, sugere que o aprendizado é mais eficaz quando o conteúdo é revisado em intervalos de tempo espaçados ao longo do tempo. O microlearning se encaixa nesse conceito ao fornecer pequenas doses de conteúdo que podem ser revisitadas facilmente.
  4. Teoria da aprendizagem móvel: Com o advento dos dispositivos móveis, a teoria da aprendizagem móvel tem sido aplicada ao microlearning. Essa teoria enfatiza o uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para fornecer acesso fácil e conveniente ao aprendizado em qualquer lugar e a qualquer momento.

Essas teorias e conceitos fornecem a base teórica que dá suporte ao microlearning, embora sua implementação possa variar dependendo do contexto educacional e das necessidades específicas do público-alvo. O objetivo principal do microlearning é fornecer uma abordagem flexível e adaptável para a aquisição de conhecimento e habilidades, tornando a aprendizagem mais acessível, eficiente e envolvente.

LinkEDU

O LinkEDU adotou os conceitos de microlearning desde sua criação em 2013. O objetivo é criar uma plataforma de educação corporativa que apoie os treinamentos das empresas por meio de conteúdo criado sob media, on demand, para atender as necessidades das empresas.

Armando Levy
Armando Levy

Armando Levy é jornalista, especialista em E-Business, mestre em Ciências da Comunicação, autor dos livros "Propaganda, a arte de gerar descrédito" e "Os abutres e a Varig", professor de marketing e comunicação e criador da Future Press e do LinkEDU.

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