Integre o perfil psicológico ao negócio é a atividade mais sensata do RH para gerar resultados. É comum uma empresa produzir testes psicológicos de seus colaboradores e depois não saber o que fazer com essa preciosa informação. Muitas empresas até ignoram a possibilidade de análise complementar de perfil psicológico com foco em resultados.
Nesta aula de Beatriz Carvalho Santos, da BCS Recursos Humanos, ela nos mostra como utilizar o teste Human Guide em uma série de análises complementares que ajudam as empresas a tomar decisões de contratação, promoção e formação de equipes para projetos.
Impacto de contratações e promoções equivocadas
Todo profissional de RH já se deparou com situações onde uma boa equipe deixou de ser produtiva após a contratação de um determinado líder ou gestor. Isso é mais comum do que se imagina e tem a ver com a falta de critério em contratações. Principalmente a incompreensão de como o perfil do gestor vai interagir com os perfis da equipe.
É comum que gestores com viés mais centralizador ou autoritário acabem desestruturando equipes que, antes, atuavam de modo independente, com foco em resultados. Quando a empresa comete este tipo de erro, ou seja, contratar um gestor ou promover alguém a gestor sem compreender a interação entre os perfis, os resultados da organização caem.
Avaliação de perfil
Um certo profissional tem o perfil mais adequado para atuar em determinada área, atendendo certas demandas? Ou pode liderar uma equipe com pessoas com perfis variados? Essas análises complementares são importantes, pois tornam o teste Human Guide uma ferramenta única de tomada de decisão na área de Recursos Humanos.
Esta aula foi gravada por ocasião do evento “10 anos de Human Guide no Brasil”, que aconteceu na Câmara Sueco Brasileira em São Paulo. Como a palestrante não pode participar do evento, o vídeo foi exibido para os profissionais de RH que compareceram. A aula é gratuita. Conheça nossos termos de uso.
One thought on “Integre o perfil psicológico ao negócio”
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Nesta aula de Beatriz Santos você conhece como usar o teste Human Guide para análises complementares de perfil psicológico. Ou seja: um teste não serve apenas para compreender o perfil de uma pessoa. Serve, também, para compreender a possibilidade de sucesso em promover essa pessoa a líder de uma equipe ou, ainda, se a pessoa está apta a liderar uma equipe de implementação de determinado projeto. Essas soluções ajudam a área de RH a não errar em contratações e promoções.