Teste Human Guide no Brasil é um case de empreendedorismo. Esse teste psicológico é aplicado mais de 50.000 vezes todos os anos no Brasil, por empresas que estão em busca de um RH mais estratégico. Criado pelo engenheiro sueco Rolf Kenmo, foi apresentado pela primeira vez em um Congresso de Szondi, teórico da personalidade. Mais importante, foi nesse evento que a psicóloga brasileira Giselle Welter conheceu Rolf e o Human Guide. O resultado é que Giselle começou a usar o teste em um processo seletivo internacional de uma montadora. E com muito sucesso! Consultora da GW Consult, Giselle narra a verdadeira odisseia que foi trazer e implementar o teste no Brasil. Isso exigiu até a certificação do teste pelo Conselho Federal de Psicologia, para dar ao teste HUman Guide no Brasil as confiabilidade que as empresas esperam.
Teste Human Guide no Brasil
O teste Human Guide no Brasil é um instrumento de avaliação online que apreende o perfil motivacional do indivíduo no contexto organizacional. Isso porque o teste considera oito fatores: receptividade, transformação da realidade, assunção de responsabilidade, reconhecimento, controle da realidade, busca do novo, estabilidade e sociabilidade. Acima de tudo, o teste tem como base a teoria da personalidade de Leopold Szondi, Análise do Destino, e no BBT – Teste de Fotos de Profissões, de Achtnich.
É importante assinalar que o Human Guide é um teste de personalidade voltado para a área de Recursos Humanos. Sendo assim, oferece subsídios confiáveis para a contratação, promoção e desenvolvimento de colaboradores e equipes. Ao mesmo tempo, permite analisar a sinergia entre profissionais e equipes. E, além disso, oferece elementos para a formação de pessoas.
Finalmente, o teste permite identificar aspectos do cotidiano profissional que requerem maior esforço de adaptação pessoal por parte do profissional. Mesmo que esses aspectos estejam pouco presentes no exercício da sua atividade profissional, mas certamente importantes para a sua satisfação e realização pessoal.
Por essa razão, o perfil motivacional apreendido pelo teste Human Guide no Brasil corresponde aos aspectos inerentes à motivação intrínseca, determinante da automotivação. E por isso, um instrumento precioso para as empresas e as áreas de RH que buscam ser mais estratégicas para as organizações. Human Guide no Brasil, com Gisele Welter, narra a trajetória do teste no Brasil, sua adaptação e até a certificação pelo Conselho Federal de Psicologia, uma aventura que mostra toda a força técnica dessa ferramenta. Esta palestra é gratuita. Conheça nossos termos de uso.
One thought on “Teste Human Guide no Brasil”
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Esta palestra ajuda os profissionais de RH e de recrutamento e seleção a compreenderem a importância dos perfis psicológicos para um processo de seleção realmente eficiente e que agregue valor às organizações.