Tudo se renova em artes plásticas. Luiz Paulo Baravelli é um artista plástico brasileiro que tem se destacado por suas inovações em suporte para pinturas. Nascido em São Paulo em 1942, Baravelli iniciou sua carreira como artista na década de 1960 e, desde então, tem experimentado com uma variedade de materiais e técnicas para criar obras de arte únicas e originais.
Materiais não convencionais
Uma das principais contribuições de Baravelli para o mundo da arte é a sua utilização de materiais não convencionais para suporte de suas pinturas. Em vez de telas tradicionais de algodão ou linho, Baravelli muitas vezes pinta em suportes como placas de madeira, chapas de metal ou até mesmo tijolos.
Tudo se renova em artes plásticas
Essa abordagem única permite que Baravelli crie texturas e efeitos visuais interessantes em suas obras, que muitas vezes apresentam camadas de tinta grossas e densas que parecem saltar da superfície do suporte. Além disso, a utilização de suportes não convencionais dá às obras de Baravelli uma sensação de materialidade e peso que é raramente vista em pinturas tradicionais em tela.
Pintura em camadas
Outra inovação de Baravelli é a sua utilização de uma técnica que ele chama de “pintura em camadas”. Em vez de simplesmente aplicar uma camada de tinta sobre o suporte, Baravelli aplica múltiplas camadas de tinta em cima umas das outras, criando uma espécie de “arqueologia” visual em cada obra.
Essa técnica permite que Baravelli crie pinturas que são profundas e complexas, com várias camadas de cor e textura que se revelam lentamente à medida que o espectador examina a obra mais de perto. Além disso, a técnica de pintura em camadas de Baravelli adiciona uma dimensão temporal à sua obra, já que cada camada de tinta representa um momento na história da criação da obra.
Artes plásticas estão mudando
Nesta série de vídeos com o artista plástico, desenhista, gravador e escultor Luiz Paulo Baravelli você vai conhecer as mudanças que afetam as artes plásticas. Estes vídeos evidenciam que se artes plásticas estão mudando, tudo o mais está mudando. São aulas curtas e objetivas que revelam a importância da mudança, da inovação e da adaptação a novos cenários, inclusive no campo mercadológico.
Os vídeos revelam, ainda, que até mesmo artistas plásticos, com décadas de atuação, compreendem as mudanças de cenários provocadas pelas tecnologias de informação e comunicação e buscam se adaptar. Ou não. Trata-se, claramente, de um aprendizado que as organizações precisam consolidar, pois a maioria das empresas morre porque seus mercados desapareceram e elas sequer se deram conta. Esta série de vídeos tem acesso gratuito. Veja nossos termos de uso.