Palestras virtuais atraem clientes

Palestras atraem clientes

Palestras virtuais atraem clientes. Consultorias globais como Deloitte, PwC e Accenture, por exemplo, sabem que palestras presenciais são o melhor canal de vendas dos serviços dessas empresas. De modo geral, estas organizações produzem palestras informativas, que são ministradas por seus consultores, em diversos lugares do Brasil.

A organização dessas palestras segue um ritual bem definido. As empresas agendam o evento. Alugam a sala. Reservam o coffee brake. Alugam projetores. Publicam a informação sobre a palestra no site e nas redes sociais. Disparam o e-mail marketing. Recebem as confirmações de presença e se preparam para o evento.

É normal que, no dia do evento, alguns dos participantes façam contato com o palestrante e troquem cartões. Mas, além desses contatos quentes, as consultorias contatam todas as pessoas inscritas no evento. E oferecem uma visita para falar de produtos e serviços, inclusive aquelas que não deram as caras.

Eventos presenciais

Os problemas com eventos presenciais são sempre os mesmos. As pessoas confirmam, mas muitas não aparecem. Além disso, se no dia da palestra caiu aquela chuva, teve jogo do Corinthians, ou os ônibus estavam em greve, esses acontecimentos afetam a audiência da palestra. Isso porque ela acontece em determinado dia e hora.

Recentemente, temos visto uma paulatina migração de eventos presenciais para a web. Muitas empresas pecam ao buscar replicar na Internet o mesmo formato de uma palestra presencial. Isso porque a palestra virtual é apenas uma transmissão ao vivo de evento presencial. Portanto, acaba acontecendo em determinado local e em determinada hora. Este tipo de prática subaproveita o potencial da Internet. Limita as audiências pelo simples fato de que nem todos podem assistir a palestra ao vivo.

Mas, progressivamente, o mercado vai compreendendo a importância da palestra virtual pré-gravada. Esse conteúdo fica à disposição dos usuários para ser assistida quando a pessoa quiser, de onde quiser. Nesse sentido, os sites de filmes como Netflix e HBO GO, por exemplo, têm muito a nos ensinar. Isso porque o acesso aos filmes se dá quando a pessoa deseja e não quando o canal decide transmiti-los.

Palestras virutais sob demanda

Mas como gerar a informação crucial para as consultorias de que determinada pessoa assistiu determinada palestra? Essa é a parte mais fácil do processo, exatamente em função da tecnologia que temos hoje. As palestras virtuais criadas sob demanda, como produtos de Internet, são mais eficientes. Isso porque integram, com eficiência, duas informações que se complementam: o vídeo do palestrante com os slides de sua apresentação. Não podemos nos esquecer de que é por meio da soma destas informações que os melhores professores e consultores difundem conhecimento de qualidade. Por isso, vídeos onde apenas o palestrante fala são insuficientes, uma vez que não são complementados por informações que ajudem a compreender o tema exposto.

As palestras “on demand”, produzidas exclusivamente para a Internet, vão revolucionar o modo como as empresas conversam com seus públicos. Esse conteúdo pode ser acessado quando o usuário quiser, de onde quiser e como quiser (celular, tablet ou computador). 

Armando Levy é o fundador do LinkEDU.

Armando Levy
Armando Levy

Armando Levy é jornalista, especialista em E-Business, mestre em Ciências da Comunicação, autor dos livros "Propaganda, a arte de gerar descrédito" e "Os abutres e a Varig", professor de marketing e comunicação e criador da Future Press e do LinkEDU.

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